Projetos da Secretaria de Agricultura beneficiam mais de duas mil pessoas durante o primeiro semestre

Publicado em: 12/07/2018 - 13:52:59
Projetos da Secretaria de Agricultura beneficiam mais de duas mil pessoas durante o primeiro semestre

Durante os seis primeiros meses de 2018 a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou importantes ações de auxílio à população rural de Castro Alves. Somente entre janeiro e junho deste ano foram realizados cursos, pesquisas e acompanhamento na elaboração de projetos. O apoio à produção rural, através de crédito e subsídios, também foi garantido, com mais de 2 mil pessoas beneficiadas com as ações voltadas para o desenvolvimento da zona rural.

Somente através do crédito rural fornecido pelo Programa Agroamigo, financiado pelo Banco do Nordeste, 168 contratos foram assinados, injetando no município mais de R$800 mil. Ao todo 840 pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente com a viabilidade de projetos de agricultores e profissionais liberais de diversas áreas (como barbeiros, cozinheiros e mecânicos).

A Secretaria de Agricultura desenvolveu uma série de atividades na área ambiental, emitindo licenças, fiscalizando e monitorando ações ambientais em toda cidade, na sede e na zona rural. Foram desenvolvidos projetos de educação ambiental nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, realizando uma Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente, além de ações durante a Semana do Meio Ambiente e o Circuito Tela Verde, auxiliando a formação e conscientização ambiental dos jovens estudantes.

A formação e preparação da mão de obra local também foi uma prioridade do município, que promoveu cursos eletricistas para jovens e curso sobre a cultura da mandioca, qualificando os produtores. Através do ensino, da demonstração de manejos, execução de dois campos de demonstração e unidade de observação, os agricultores foram qualificados em diversas áreas. Muitos outros projetos foram realizados, ajudando toda a população e diferentes áreas da agricultura e pecuária.

A distribuição de 50 mil mudas de palma forrageira a 50 famílias, auxilia a manutenção da alimentação de diferentes rebanhos das zonas áridas e semi áridas, garantindo que os animais não sofram com a seca. Além disso, ações de conscientização sobre a importância de realizar análise do solo, também fizeram parte das ações da pasta. Em parceria com o governo federal, o município executa o programa Garantia Safra, que neste ano cadastrou 290 famílias, garantindo a elas renda mínima em caso de perda de safra em função de falta de chuvas ou excesso hídrico. Através do Programa Aração Comunitária, que teve investimentos de R$ 100 mil e beneficiou 650 famílias, a terra foi preparada adequadamente para o cultivo, estimulando a produção.  

Segundo o secretário da Agricultura, João Mendonça, o planejamento para o segundo semestre inclui mais cursos e auxílio a elaboração de propostas para o programa Agroamigo. “O nosso objetivo é ampliar o atendimento, fomentando a produção de qualidade e crescimento de  pequenos negócios na zona rural. Castro Alves cresce através da agricultura familiar e de importantes ações no campo”, afirmou. O secretário ressaltou ainda que as parcerias com as entidades públicas e privadas, como a SUAF (Superintendência da Agricultura Familiar), ligada a SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural), e com o Banco do Nordeste continuam.  

Fonte: Ascom| Prefeitura de Castro Alves

TV PREFEITURA

PUBLICIDADE

Veja também:

Educação municipal propõe ações para melhoria dos processos de alfabetização
Educação municipal propõe ações para melhoria dos processos de alfabetização
Prefeitura promove encontro para definir diretrizes de desenvolvimento
Prefeitura promove encontro para definir diretrizes de desenvolvimento
Em viagem a Brasília, prefeitura atrai recursos para educação
Em viagem a Brasília, prefeitura atrai recursos para educação
A Secretaria de agricultura promove a abertura de mais um curso em parceria com o SENAR
A Secretaria de agricultura promove a abertura de mais um curso em parceria com o SENAR
Sala do Empreendedor promove mutirão para  confeccionar carteira Nacional do Artesão
Sala do Empreendedor promove mutirão para confeccionar carteira Nacional do Artesão