Publicado em: 14/06/2018 - 16:02:04
Esquenta do Arraiá do Poeta promove 11 dias de festas em Castro Alves

Os festejos juninos em Castro Alves tiveram início na noite de terça-feira (12). Batizado de “Esquenta Arraiá do Poeta” o evento cultural gratuito irá promover 11 dias de festas, com apresentação de bandas locais e dj’s, que em todas as noites se realizam shows na praça da Liberdade, centro. O esquenta se encerra no dia 22 de junho, véspera do início da festa oficial.

A cidade já está decorada e uma casa de taipa, totalmente funcional, serve comidas típicas de São João preparadas em fogão de lenha, diariamente, até o fim da festa. Quadrilhas, dança de fitas, brincadeiras juninas e outras apresentações serão feitas no decorrer desses dias.

Na sexta-feira (15) acontece o encerramento do semestre letivo do ensino municipal infantil, que vai contar com um bloco junino, o “Arrastapézinho”. Segundo João Paulo Fernandes, diretor de Comunicação do município, a programação dos festejos foi pensada para todas as idades. “O grande objetivo das festas populares é resgatar e manter importantes tradições. No São João buscamos manter acesa a cultura do povo nordestino, que gosta de dançar forró. Tem programação para crianças, jovens, adultos e idosos, ninguém vai ficar de fora”, ressaltou.

Cerca de mil pessoas estão ocupando os espaços públicos diariamente. Nos 11 dias a prefeitura estima que cerca de 17 mil pessoas aproveitem as atrações, movimentando o comércio local. “Muitos castroalvenses aproveitam o momento de festa para empreender e aumentar a renda. A cidade fica movimentada e o comércio fortalecido”, finalizou o diretor.

Arraiá Oficial

A programação continua entre os dias 23 e 25 de junho, quando tem início o arraiá oficial da cidade. A Quadrilha Baile na Flor se apresenta nos dias 23 e 25. No domingo (24) o tradicional bloco das Virgens de Castro Alves, de homens travestidos de mulheres, sai às ruas durante o dia, promovendo um verdadeiro carnaval junino. Muito forró, licor e brincadeiras dão o tom a tradição, que teve início na extinta micareta da cidade.

O Arraiá do Poeta ainda vai contar com o forró de Targino Gondim, Cavaleiros do Forró, Magníficos, Acarajé com Camarão, Banda Oliveira e Sarapatel com Pimenta. Além deles, foram anunciados Jau e Devinho Novaes, a atração mais pedida pela população, que vai se apresentar na segunda-feira, aniversário da cidade.

Publicado em: 15/06/2018 - 07:53:52

Arraiá Oficial

O Arraiá do Poeta ainda vai contar com o forró de Targino Gondim, Cavaleiros do Forró, Magníficos, Acarajé com Camarão, Banda Oliveira e Sarapatel com Pimenta. Além deles, foram anunciados Jau e Devinho Novaes, a atração mais pedida pela população, que vai se apresentar na segunda-feira, véspera do aniversário da cidade.